Coordernação: Vânia

A pastoral da perseverança é continuação da catequese e preparação para o crisma, ela é uma ligação entre os dois sacramentos e evita que os adolescentes afastem-se da igreja nesta fase de transição.

Depois da Primeira Comunhão os adolecestes só retornavam á igreja na época da preparação para o Crisma, aos 15 anos, porém, esse tempo de 2 a 3 anos acaba sendo muito prejudicial para a formação espiritual desses jovens. Grande parte destas acabava não retornando mais ao convívio da comunidade.

Nesta fase da vida os adolescentes passam por grandes questionamentos e dúvidas em relação a tudo, agressividade, mudanças e descobertas, pois não estão amadurecidos. A participação em um grupo religioso torna-se essencial para que a fé desses jovens não seja minada pelo mundo.
         A Perseverança entra nesse espaço, dedicando-se a todas os adolescentes que já fizeram a Primeira Comunhão com até 14 anos de idade. Como esse grupo não visa sacramento em si, como ocorre na Crisma, por exemplo, os encontros são bem animados, com musica, dinamicas e profundamento biblico, para que possam amadurecer.
           Daí vem seu nome, pois é na PERSEVERANÇA que os adolescentes irão amadurecer e sentir-se cada vez mais parte da comunidade.

PERSEVERANÇA significa conservar-se firme e constante, persistir, prosseguir, continuar, sempre com os olhos fixos em Deus. As coisas mais pre­ciosas que podemos fazer ou alcançar levam tempo para ser conquistadas. Existe uma enor­me diferença entre um pedaço de gelo e um diamante. O gelo é duro e é formado rapidamen­te e não subsiste por muito tempo. Mas muitos anos são gastos para se produzir um diamante.

Esse grupo ajuda no engajamento dos adolescentes na paróquia, dá continuidade à vida cristã dos adolescentes e faz com que elas tenham uma identidade maior com a comunidade e com a Igreja, colaborando para uma educação permanente na fé daqueles que já passaram pela Catequese Eucarística e fazer com que eles permaneçam até chegar a época de se preparar para o próximo sacramento a Crisma.
" Pois vos é necessario a PERSEVERANÇA para fazer a vontade de Deus e alcançar os bens prometidos" (Hb 10;36)

"Ser jovem é construir um mundo melhor, mas tudo depende do nosso SIM hoje."