Caminho Neocatecumenal

Responsáveis:

1ª Comunidade: Élio e Alderi
2ª Comunidade: Antônio e Marina

A natureza do Caminho Neocatecumenal é definida por S.S. João Paulo II, quando escreve: “Reconheço o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje”.

O Caminho Neocatecumenal está a serviço do Bispo como uma das modalidades de realização diocesana da INICIAÇÃO CRISTÃ e da educação permanente à fé.

O Neocatecumenato, enquanto itinerário de redescobrimento da iniciação cristã por parte dos adultos batizados, é realizado na paróquia “ambiente ordinário no qual se nasce e se cresce a fé”, e entre os adultos pode se distinguir:

1- aqueles que se afastaram da Igreja;
2- aqueles que não foram suficientemente evangelizados nem catequizados;
3- aqueles que desejam aprofundar e amadurecer a sua fé;
4- aqueles que provêm de confissões cristãs que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica.

O Caminho Neocatecumenal, como todo verdadeiro itinerário de catequese, é também um meio para suscitar vocações sacerdotais, e também diversas formas de missão tais como: Catequistas itinerantes para responder aos pedidos de Dioceses longíquas, famílias em missão que a pedido dos Bispos se estabelecem em regiões descristianizadas ou onde for necessária uma “implantatio ecclesiae” através de uma “missio ad gentes”.